Esta semana foi marcada por algumas informações fortes. Entre crise econômica, medidas de imigração e campanha eleitoral, a atualidade francesa deste início de 2012 promete ser carregada.
A agência Standard & Poor's rebaixou a nota de risco francesa (foto: internet)
O rating francês foi rebaixado
A agência de classificação financeira Standard & Poor’s anunciou nesta sexta-feira o rebaixamento da nota de risco da França e de outros países europeus. Agora, o estado francês, segunda economia da zona euro, tem uma nota AA+ enquanto que antigamente, ela tinha a nota máxima, AAA. O governo de Nicolas Sarkozy pediu aos franceses não entrarem em pânico e afirmou que a decisão da agência não terá consequência em longo prazo. Entre os efeitos deste anúncio, o custo do dinheiro emprestado poderia tornar-se mais caro ou ainda ocasionar uma diminuição dos investimentos estrangeiros.
Polêmica ao redor de uma medida governamental
O governo francês recuou frente à contestação provocada por uma medida imposta pelo Ministro do Interior, Claude Guéant. Esta medida, chamada 'Circular do 31 de maio', pedia aos serviços de imigração franceses de examinar com mais atenção e mais severidade os pedidos de autorização de trabalho dos estudantes estrangeiros que queriam prosseguir seus estudos por um emprego no Hexágono. Depois da publicação da medida, muitos estrangeiros foram demitidos ou não conseguiram emprego por causa da nova dificuldade, o que deu medo às empresas. Universitários, empresários, estudantes, etc pediram a revisão da medida, tendo medo de ver as universidades francesas evitadas pelos estrangeiros. Nesta semana Claude Guéant anunciou que as condições para obter visto de trabalho serão menos pesadas.
Tragédia no nordeste da França
Na última quarta-feira, 11, a polícia descobriu o corpo de Maxime, um adolescente de 14 anos, em Etouvans, no departamento do Doubs (no Nordeste). Ele tinha saído de casa para passear com sua moto-cross na floresta situada a poucos quilômetros de sua casa. O seu corpo foi descoberto queimado e a moto tinha desaparecido. Segundo fontes próximas da família, entrevistadas pelo jornal Le Monde, meninos do seu colégio tinham interesse pela moto de Maxime e poderiam ter usado a força para roubar a máquina. No sábado, 14, uma manifestação silenciosa foi organizada em homenagem ao garoto morto.
Manifestação pela memória de Maxime em Etouves (AFP). Imagem: Le Monde |
A campanha eleitoral continua
Quase todos os partidos já apresentaram os seus candidatos à Presidência da República francesa. Segundo as pesquisas, o candidato socialista, François Hollande, seria na melhor posição para tornar-se o futuro presidente, com 30% dos votos segundo uma pesquisa LH2-Yahoo! publicada hoje. Ele seria seguido pelo atual, Nicolas Sarkozy (23,5%). Mas a surpresa vem da candidata da Frente Nacional, partido de extrema direita, Marine Le Pen que, segundo a pesquisa, estaria em terceiro lugar com 17% dos votos e poderia até ultrapassar o Nicolas Sarkozy. Veja matéria completa sobre as eleições francesas aqui.
Gauthier Berthélémy
Aucun commentaire:
Enregistrer un commentaire