Hollande na posse. Foto: Internet |
A revista francesa "Psychologies" elegeu o presidente francês, François Hollande, como o político mais “gentil” do ano. A premiação foi anunciada ontem na véspera do Dia Mundial da Gentileza.
Em um júri composto por 27 jornalistas políticos, François Hollande recebeu 19 votos para o troféu "Gentileza 2012". O ex-presidente Nicolas Sarkozy e a líder da extrema-direita Marine Le Pen não receberam nenhum voto. O ministro do Trabalho da França, Michel Sapin, afirmou hoje que a gentileza é uma qualidade que não deve ser subestimada. "É possível ser verdadeiramente gentil, respeitar os outros, mas com autoridade”, avaliou.A comemoração do Dia Mundial da Gentileza no dia 13 de foi lançada em 2000 pelo World Kindness Movement (movimento internacional da gentileza). O grupo nasceu da fusão de vários movimentos pacifistas e laicos. Na data, os organizadores defendem uma dia de reflexão sobre pequenos atos no cotidiano.
“A paz no mundo começa por você". Esse poderia ser um resumo das ideias do Movimento pela Gentileza. Para os líderes da associação, o dia 13 de novembro deveria servir para a seguinte reflexão : "O que eu faço tem unido ou dividido as pessoas?”. Reservar alguns minutos no dia de hoje para refletir sobre a questão, segundo as pessoas ligadas ao movimento, já seria um passo importante para criar um ambiente mais calmo em casa ou no local de trabalho.
No seu manifesto na internet, os membros do movimento radicados da Austrália argumentam: “O objetivo do Dia Mundial da Gentileza é olhar para além de nós mesmos, além das fronteiras do seu país, da sua cultura, da sua raça, religião e tomar consciência de que somos cidadãos do mundo”.
A revista Psychologies, além da escolha do troféu “Gentileza 2012” fez uma campaha bem-humorada no metrô parisiense para lembrar a data.
Fonte: RFI
Aucun commentaire:
Enregistrer un commentaire