vendredi 20 janvier 2012

Turismo: Paris, um passeio inesquecível!

Numa viagem à Europa, mais precisamente na França, algumas dicas não são demais quando trata-se de deixa-la inesquecível. Em Paris, a capital, vocês têm todas as chances de realizar um bom passeio. Só falta saber o que fazer ou... o que não fazer. Com esta matéria, inauguramos nossa rubrica 'Turismo'.

Ah, Paris! O sonho de consumo de boa parte dos brasileiros, quer dizer, de grande parte do mundo. Mas o que encanta tanta gente nessa capital? Alguns consideram a capital do amor e romantismo, a cidade luz, outros vão atrás do luxo e glamour... Independente do pensamento devo dizer: SIM, Paris é belíssima, tem inúmeras opções de lazer, porém como é comum nas grandes cidades, ela possui alguns problemas.

A Praça do Tertre, lugar dos pintores (Arquivo pessoal)

Minha visita a Paris durou 4 dias, mesmo tendo ficado 28 dias na França, a capital nunca foi meu verdadeiro interesse (apenas pela Disney, mas falo disso depois). Chegamos lá numa quarta-feira e ficamos hospedados em um pequeno apartamento, super simpático no 18º arrondissement (Butte-Montmartre), isso significa que é próximo da Sacré Coeur, Moulin Rouge e Pigalle. No primeiro dia visitamos o Sacré-Coeur que por sinal tem uma vista maravilhosa! O lugar é maravilhoso, histórico, repleto de artistas que fazem lindos desenhos e retratos na Praça do Tertre. Ficamos por lá até o cair da noite, jantamos numa taverna chamada Paname (o nome popular de Paris) e aproveitamos o clima agradável para passear.

O Sacré-Coeur, igreja que domina Paris em cima da Butte-Montmartre (Arquivo pessoal)

No dia seguinte, fomos visitar a Champs-Elysée (com as muitas lojas de marca), o Arco do Triunfo, o Obelisco e vários prédios governamentais. Passear pelas ruas de Paris, sem compromisso, é fantástico. Depois do almoço, fomos ao antigo Hospital dos Inválidos, que hoje é um museu, ou melhor a junção de 5 museus. Como o dia já estava na metade, resolvemos ficar só no museu das guerras. Nele é possível encontrar os mais diversos equipamentos de guerra, réplica das vestimentas dos soldados, documentos históricos e uma infinidade de coleções (selos, tampas, fósforos)...No local também se encontra o caixão de Napoleão Bonaparte, o que atrai turistas de todos os lugares do mundo. Saindo do museu foi a vez de visitar a Torre Eiffel (subi de elevador, porque a quantidade de escadas é totalmente cansativa), apesar do preço também elevado (+/- 11 euros).

O Arc de Triomphe, monumento à gloria dos exércitos franceses, na avenida dos Champs-Elysées (arquivo pessoal)

O terceiro dia foi o melhor dia de minha vida! Fomos para a Eurodisney (sim, em Paris tem um parque da Disney). Chegamos cedo ao parque, que na verdade fica em uma cidade vizinha. Nossos ingressos, comprados pela internet a 30 euros ao invés de 70, nos davam direito de ficar o dia inteiro nos 2 parques. Apesar das imensas filas para tirar foto com os personagens a reprodução dos cenários, a caracterização dos personagens e a qualidade do atendimento foram perfeitos. Não irei me estender muito sobre a Disney porque esse dia merece um post individual!

No quarto dia percebemos o quanto estávamos cansados do dia Disney, por isso fizemos programas leves, como visitar a Igreja de Notre Dame e o bairro como um todo. Caminhamos pelas ruas de Paris, ficamos às margens do Siena, visitamos o Panteão e à noite nos encontramos com amigos em um Pub. No dia seguinte, retornamos para Fléchin, no norte.

Detalhe do museu dos Invalidos (arquivo pessoal)

Depois de tanta maravilha o que poderia ser considerado um problema? A quantidade de turistas! Parece até irônico, porque eu também era turista, mas realmente em julho/agosto esse fluxo se intensifica. Você não consegue passar direito pelas ruas. Tirar foto? Quase impossível, todos querem falar com você em inglês, são filas e mais filas nos lugares...Por isso, a dica a seguir é fundamental para quem viaja no meio do ano para Paris: fuja de roteiros pré-estabelecidos.

Como fazer isso? É simples, observe o fluxo de turistas, geralmente os guias, mapas e afins informam pela ordem: Arco do Triunfo, Champs-Elisée, Obelisco, Museu dos Inválidos, Torre Eiffel. Então às 10h da manhã o Arco do Triunfo está totalmente lotado. Em nosso caso, começamos pela Champs-Elisée, ou seja, durante todo o dia estivemos um passo a frente dos turistas. Enquanto eles estavam atravessando a rua e entrando na primeira loja, eu já tinha visitado a Chanel, Mont Blanc, Fnac, Citroen...e já estava olhando a estátua de Charles de Gaulle. A forma mais econômica e até engraçada, é fazer o seu próprio roteiro usando mapas que podem ser encontrados nos numerosos 'Offices du Tourisme', que dão dicas aos turistas.

Allana Andrade 

1 commentaire:

  1. Oi Allana!
    Adorei o teu blog, realmente uma pérola ao meio tantas pedras da Net. Parabéns, querida!
    Ah, muito obrigado pela visita ao site.
    Beijo.

    Elder Prates - http://www.elderprates.com

    RépondreSupprimer

About Me

Ma photo
Ce blog propose des informations françaises en langue portugaise et brésiliennes en langue française/Este blog oferece informações francesas em lingua portuguesa e brasileiras em lingua francesa. Il est géré et alimenté par Allana Andrade, journaliste et Gauthier Berthélémy, journaliste entre France et Brésil/ O blog é mantido por Allana Andrade, jornalista e Gauthier Berthélémy, jornalista entre Brasil e França.

Slider(Do not Edit Here!)

Traduzido Por : Template Para Blogspot
Copyright © 2013. Por aqui e là-bas