samedi 14 juillet 2012

14 de julho, um dia de vitória popular!


Fogos do 14 de julho em Saint-Omer/2011. Foto: Por aqui e Là-bas

Na França a grande data no calendário é o 14 de julho, data essa que comemora a queda da Bastilha, quando os franceses foram às ruas protestar contra o regime monárquico. Na ocasião o povo invadiu a Bastilha, símbolo do absolutismo, resgataram os presos e derrubaram o local. Esse fato simboliza a Revolução Francesa.

Diferente do que acontece no Brasil onde datas comemorativas importantes são vistas por muitos como apenas um dia sem trabalho (ou seja, vamos beber e/ou viajar), os franceses realmente preservam a tradição de assistir ao desfile oficial em Paris (ou acompanhar pela televisão) e na noite cada cidadezinha por menor que seja (no meu caso estava em uma com 500 habitantes) comemora a data com orgulho dos antepassados.

A cidade em questão, chamada Fléchin localizada no Norte da França e como disse, não foi diferente. Um jantar comunitário foi realizado em um clube e varias famílias participaram. Desde a decoração nas cores da bandeira francesa (azul, vermelho e branco) até as comidas servidas remetiam ao momento histórico tão celebrado e conhecido.

Mais tarde, quando finalmente escureceu (nessa época do ano o sol se põe por volta das 21h) fomos a Saint-Omer, também no Norte onde os fogos de artifício iluminaram a cidade, cuja praça estava repleta de pessoas admirando o espetáculo.

Aqui no Brasil, algumas Alianças Francesas e os Consulados realizam a comemoração do 14 de Julho com jantares e atividades que remetem à data e ao país.

Allana Andrade

Aucun commentaire:

Enregistrer un commentaire

About Me

Ma photo
Ce blog propose des informations françaises en langue portugaise et brésiliennes en langue française/Este blog oferece informações francesas em lingua portuguesa e brasileiras em lingua francesa. Il est géré et alimenté par Allana Andrade, journaliste et Gauthier Berthélémy, journaliste entre France et Brésil/ O blog é mantido por Allana Andrade, jornalista e Gauthier Berthélémy, jornalista entre Brasil e França.

Slider(Do not Edit Here!)

Traduzido Por : Template Para Blogspot
Copyright © 2013. Por aqui e là-bas