vendredi 26 avril 2013

O governo multa empresas para fazer respeitar a igualdade salarial



 Fato inédito no mundo do trabalho francês, empresas serão multadas por não ter respeitado o princípio de igualdade de salário entre homem e mulher. Neste « Equal Pay Day », duas empresas foram sancionadas, mas o governo já declarou sua determinação de não parar só nestes dois exemplos.

Em apenas quatro meses, o governo francês, pelo intermédio do ministério dos direitos da mulher, ja enviou 135 advertências ao mesmo número de empresas demorando a respeitar a igualdade salarial entre os gêneros. Por não ter modificado a suas políticas salariais, duas empresas receberam as primeiras multas.

Segundo Najat Vallaud-Belkacem, ministra dos direitos das mulheres, a primeira empresa sancionada devera pagar uma « penalidade de 5000 euros por mês até resolver a situação. (…) Trata-se de uma empresa de 150 empregados que mostra uma diferença de 500 euros no salário médio entre homem e mulher ». A segunda recebeu uma multa de 8500 euros a pagar de vez, pois acabou de ser vendida. « O novo proprietário terá que corrigir isso » adverte a ministra.

 Najat Vallaud-Belkacem, ministra dos direitos das mulheres, anunciou ontém as  multas (foto:internet) 


Para Marisol Touraine, ministra dos Assuntos Sociais, estas multas são importantes para mostrar que « quando a lei não é respeitada, as sanções são aplicadas. » Uma maneira de relembrar aos empresários, neste Equal Pay Day organizado pela Comissão Europeia, a lei do 2 de novembro de 2010 obrigando as empresas  de mais de 50 assalariados a adotar um plano ou uma convenção empresarial com o objetivo de impedir a diferenciação salarial e de carreira entre homem e mulher.

Segundo os dados divulgados em 2012 pela Comissão Europeia, orgão executivo da União Europeia, uma mulher deveria trabalhar 79 dias a mais para ganhar o salario anual de um homem. 

Gauthier Berthélemy

Aucun commentaire:

Enregistrer un commentaire

About Me

Ma photo
Ce blog propose des informations françaises en langue portugaise et brésiliennes en langue française/Este blog oferece informações francesas em lingua portuguesa e brasileiras em lingua francesa. Il est géré et alimenté par Allana Andrade, journaliste et Gauthier Berthélémy, journaliste entre France et Brésil/ O blog é mantido por Allana Andrade, jornalista e Gauthier Berthélémy, jornalista entre Brasil e França.

Slider(Do not Edit Here!)

Traduzido Por : Template Para Blogspot
Copyright © 2013. Por aqui e là-bas