vendredi 30 novembre 2012

Sergipano cria projeto para reunir letras de músicas escritas à mão



Galileu Nogueira é sergipano, tem 23 anos, mas vive atualmente em São Paulo. Ele trabalha atualmente como analista de mídias sociais em uma empresa de suplementos. Ao ver um amigo publicar no Instagram uma imagem com trechos de uma canção escrita à mão, a ideia de criar o projeto Letras & Letras surgiu.

“É bem curioso falar de onde veio o insight para começar, mas esse projeto surgiu ao ver um amigo, o Lucas Generoso, postar no Instagram dele uma letra de uma música que ele gosta muito escrita em um bloquinho de notas. Achei super bacana o fato dele ter escrito à mão e fotografado seu caderninho antes de postar, pois a letra é o que dá o toque pessoal e o charme na imagem”, explica. 

A ideia é retomar uma prática que no meio de tantas tecnologias e a necessidade de atualização constante, deixa de ser primordial: a escrita tradicional, com papel, caneta, lápis. Esse esquecimento da caligrafia o motivou a criar o projeto.

 “Na hora que vi a foto, lembrei do quanto a caligrafia (ou "letra") foi meio esquecida nesses tempos digitais, já que as pessoas hoje escrevem as letras de músicas no próprio aplicativo de notas do celular, tirar um print da tela e postam. Achei que a combinação das letras de uma música (que falam muito com a gente) mais o toque pessoal de escrever a sua letra no papel podiam dar em algo bacana, daí surgiu o projeto”, afirma.

Desde o início Galileu acreditava no projeto, isso porque ele mesmo se sentiu motivado quando viu a ideia de escrever e fotografar as letras. “Eu confesso que acreditava que o projeto podia dar certo pelo fato de que quando eu vi a letra que ele tinha postado, fiquei com vontade de escrever e postar a minha letra também, mas não imaginava que seria tão rápido”, explica.

O retorno pelos internautas foi imediato. Em menos de dois dias foram mais de 70 pessoas compartilhando seus trechos de canções favoritas. O criador do projeto se surpreendeu com a velocidade e a quantidade de participantes. “Não imaginava que em 48h teria 70 letras postadas com a hashtag, principalmente pelo fato de que as pessoas não são "recompensadas" financeiramente para fazerem isso. A conversa começou com mais ou menos 10 amigos e os outros vieram espontaneamente”, comemora.

Grande parte das letras publicadas são de cantores/bandas brasileiras. Principalmente MPB e Pop Rock dos anos 80 e 90. Galileu acredita que as letras dessas décadas marcaram mais. “Acredito que pode ser por causa da idade, mas principalmente porque as composições dessa época talvez tivessem um conteúdo que "valesse a pena ser postado" no perfil de cada um. Quando cada pessoa escreve e posta, ela demonstra um pouco da sua personalidade da música escolhida, então as letras com composições mais ricas ou mais poéticas sempre estarão presentes”, afirma.

Para manter o ritmo de acessos e participação, Galileu Nogueira pretende realizar ações na página. “A partir de amanhã começarei com uma espécie de "Letra do Dia", onde as pessoas serão convidadas semanalmente a cumprir o desafio de "escrever uma letra que lembre alguém" ou "escreva a letra de uma música de amor" - Dessa maneira o perfil conseguirá ficar ativo por mais tempo e engajar os usuários que seguem os letras!”, conclui.

Se interessou? Para participar é simples: escolha uma música que você goste bastante, escreva num papel, fotografe e publique no Instagram com a hashtag #letraseletras.  

Allana Andrade

1 commentaire:

  1. Inevitável nossos sonhos, nossas vidas, ideais, não existem mais...
    Nos restou conviver
    Aceitar, somos simplesmente mortais, com medos reais
    Espero contar com a minha sorte
    Vou pedir pra Deus!
    Com a certeza da incerteza do amanhã
    Querer como se fosse a última vez

    RépondreSupprimer

About Me

Ma photo
Ce blog propose des informations françaises en langue portugaise et brésiliennes en langue française/Este blog oferece informações francesas em lingua portuguesa e brasileiras em lingua francesa. Il est géré et alimenté par Allana Andrade, journaliste et Gauthier Berthélémy, journaliste entre France et Brésil/ O blog é mantido por Allana Andrade, jornalista e Gauthier Berthélémy, jornalista entre Brasil e França.

Slider(Do not Edit Here!)

Traduzido Por : Template Para Blogspot
Copyright © 2013. Por aqui e là-bas