mardi 15 mai 2012

Por que estudar francês? Será que compensa mesmo?


Muita gente pergunta, tenta se convencer do contrário, mas os dados estão aí! Aprender francês é a oportunidade de se comunicar com mais de 200 milhões de pessoas ao redor do mundo. Só na América do Sul são 120 mil francófonos e 200 mil francófonos parciais.

Aprender francês é também um diferencial no currículo. Foto: Internet

Aprender francês é poder visitar 56 países sem se preocupar em aprender vários idiomas. É uma das opções de idioma no ENEM e em vários vestibulares do Brasil. O francês é junto com inglês a única língua presente em todos os continentes. 

Mas é claro que logo você pode pensar "mas com inglês eu falo com muito mais gente". Sim, com certeza, com o espanhol, com o mandarim, com o inglês, com o português... Muitos são os idiomas que nos permite falar com milhares de pessoas, mas por que não investir em mais de um, dois e quem sabe três idiomas?

Para João Dória, de 18 anos, que há dois anos estuda a língua francesa, a vontade de aprender o idioma veio através de um interesse cultural: "queria aprender algumas músicas em francês do Cirque du Soleil, todavia, gosto muito do circo em todo o seu conteúdo", explica. Quando perguntado se gostaria de viver em um país francófono ou realizar um intercâmbio ele ri e diz: "Sim! com todas as exclamações possíveis!"


João Dória em sua primeira viagem à Europa. Foto: Arquivo Pessoal.


Já a professora de francês Adalúcia Aragão explica que a parte cultural é o que mais a interessa “O que mais me atrai no estudo da língua francesa é a herança cultural que a ela é atrelada”. Dentre outras oportunidades, Adalúcia já viajou para países francófonos e pretende se dedicar ainda mais para em breve realizar o exame DELF nível C-1.

Adalúcia Aragão: professora e apaixonada pela cultura francesa. Foto: Arquivo Pessoal

Se interessou em começar a estudar? Vários são os sites, livros, escolas e cursos particulares para quem deseja aprender esse idioma. Existe também a Organização Internacional da Francofonia (OIF) fundada com o objetivo de reunir falantes da língua francesa em todos os países do mundo. No Brasil, as festas oficiais da francofonia são realizadas em Brasília, mas em todo o país é possível encontrar locais para festejar, seja em cursos de idiomas, com amigos francófonos ou nas embaixadas e consulados franceses.

Allana Andrade

Aucun commentaire:

Enregistrer un commentaire

About Me

Ma photo
Ce blog propose des informations françaises en langue portugaise et brésiliennes en langue française/Este blog oferece informações francesas em lingua portuguesa e brasileiras em lingua francesa. Il est géré et alimenté par Allana Andrade, journaliste et Gauthier Berthélémy, journaliste entre France et Brésil/ O blog é mantido por Allana Andrade, jornalista e Gauthier Berthélémy, jornalista entre Brasil e França.

Slider(Do not Edit Here!)

Traduzido Por : Template Para Blogspot
Copyright © 2013. Por aqui e là-bas